Design

Curiosidades

Conheças as mulheres mais importantes da história

Marie Curie

Foi uma cientista polonesa que exerceu a sua atividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenômeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. 


Emmeline Pankhurst

foi uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo. O nome da "Sra. Pankhurst", mais do que qualquer outro, está associado com a luta pelo direito de voto para mulheres no período imediatamente antes da primeira guerra mundial. Depois de uma vida preenchida com vários protestos, manifestações, greves de fome e várias prisões, Pankhurst morreu em 1928 - apenas três semanas antes das mulheres finalmente receberem o direito de voto no Reino Unido


Harriet Tubman

foi uma afro-americana natural dos EUA, abolicionista, humanitária e espiã da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América, que lutou pela liberdade, contra a escravidão e o racismo.Depois de escapar do cativeiro, ela fez treze missões para resgatar setenta escravos utilizando da rede de ativistas abolicionistas e abrigos conhecida como a "Underground Railroad". Ajudou John Brown a recrutar homens em seu ataque a Harpers Ferry, e no pós guerra lutou pela inclusão das mulheres no sufrágio.

Benazir Bhutto

foi por duas vezes primeira-ministra de seu país, tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um Estado muçulmano modernoComo o primeiro-ministro do Paquistão feminina (e de qualquer estado muçulmano), esta mãe de três filhos terminou ditadura militar e lutou pelos direitos das mulheres e serve de inspiração para as mulheres de todo o mundo. Bhutto foi assassinado através de um atentado suicida em 2007.


Fanny Blankers-Koen

Durante um momento em que atletas do sexo feminino eram frequentemente ignoradas, uma mãe de 30 anos de idade de dois chamada Fanny Blankers-Koen ganhou quatro medalhas de ouro olímpicas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1948 e considerada a "Atleta Feminina do Século", pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Em 2012, foi imortalizada no Hall da Fama do atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF.


Dorothy Hodgkin

Foi uma bioquímica que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1964, Hodgkin é creditado com a melhoria significativa da saúde graças à sua obra na descoberta da estrutura da penicilina, insulina e vitamina B12 . Ela era um praticante líder de cristalografia de raios X, que era uma tecnologia relativamente nova na altura.


Indira Gandhi

Como a primeira ministra do sexo feminino da Índia, Indira Gandhi foi um polarizadora política que trabalhou incansavelmente para alcançar a democracia em seu país natal. Ela liderou um movimento conhecido como a Revolução Verde, que aumentou a diversificação de culturas e criou postos de trabalho para resolver o problema da escassez de alimentos crônica entre os pobres. Ela foi assassinado em 1984.


Mary Wollstonecraft

A escritora britânico do século 18 foi referida como a mãe do feminismo , e sua obra mais famosa, "A Vindicação dos Direitos das Mulheres" - que defende o estatuto e educação das mulheres iguais - influenciou gerações de feministas depois dela.


Ann Maria Jarvis

É reconhecida como idealizadora do Dia das Mães nos Estados Unidos. A idéia surgiu a partir de um episódio ocorrido na vida pessoal de Jarvis, a morte da mãe em 1905. As amigas, muito preocupadas com seu estado depressivo depois do fato, fizeram uma festa para eternizar o dia. Anna quis que a celebração fosse estendida a todas as mães. Depois de lutar três anos para oficializar a data, finalmente, em 26 de abrilde 1910, o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em pouco tempo outros estados dos Estados Unidos aderiram à comemoração e com isso, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson formalizou a data em todo o território nacional.

Vesta Stoudt

Como a mãe de dois filhos na Marinha, enquanto trabalhava em uma fábrica de munição, Stoudt teve a idéia de usar fita de tecido para selar caixas de munição para que pudesse ser aberto em poucos segundos, mantendo a munição seca, potencialmente salvar as vidas de soldados quando o tempo era crítico. Quando seus chefes rejeitou a idéia dela, ela foi direto para o próprio presidente Franklin D. Roosevelt através de uma carta escrita. Algumas semanas mais tarde, ela recebeu uma resposta que a Marinha estava indo para "via rápida" ver sua idéia, e, portanto, fita adesiva nasceu. E quem poderia imaginar nossas vidas sem ela agora?



Fonte: MomWikipedia
Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário