Design

Curiosidades

Cientistas criam doce que não causam cáries



Os dentistas sempre nos alertam que muito doce causam cáries. Mas graças a uma nova descoberta feita por cientistas da empresa de biotecnologia Organo Balance de Berlim.

Acontece que os doces não causa cáries em tudo. Os reais causadores são as bactérias que permanecem em nossos dentes depois de comer guloseimas. Assim, os cientistas pensaram nos mais obvio e simples, reduzir a quantidade de bactérias ruins nos doces, e assim as chances de aparecer cavidades deve naturalmente diminuir.

Depois de comer um pedaço normal de doce, as bactérias ficam sobre os dentes e logo depois começa a liberar lentamente um ácido que corrói o esmalte do dente. Quando o esmalte desgasta, ele faz com que as cáries se desenvolva.

Depois de várias experiências, Christine Lang e seus colegas da Organo Balance desenvolveram um doce contendo bactérias mortas que se liga-se às bactérias causadoras de cáries e as matam. Os pesquisadores sabiam sobre Lactobacillus, uma bactéria que reduz os níveis de estreptococos mutans por ligação com ele e impedindo-a de recolocar a dentes.

Doces que reduz as cáries - soa muito bem, mas isso funciona? 
Os pesquisadores queriam saber se realmente poderia prevenir as cáries como eles acreditavam. Então, eles desenvolveram um doce sem açúcar com amostras mortas pelo calor das bactérias e testado em 60 voluntários. Um terço do grupo foi dada doces com 1mg de L. paracasei, um terço comeram doces com 2mg, e o terço restante comeu doces que provei o mesmo, sem as bactérias. Cada sujeito teste comeu cinco pedaços de doces ao longo dos dias.

E então chegou a hora de testar a teoria. No final do experimento, os pesquisadores descobriram que três quartos dos voluntários que comeram doces com bactérias tinham níveis significativamente mais baixos de estreptococos mutans na saliva do que no dia anterior. Outra grande notícia para os pesquisadores foi que a L. paracasei não destruir bactérias orais benéficos.


Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário