Design

Curiosidades

Conheça Os animais que ajudaram a mudar a história
















Os membros do reino animal vêm desempenhando um papel importante na história da humanidade. Criaturas cuja lista de conquistas vão desde indo onde nenhum homem tinha ido antes de participar da invasão que derrubou um dos terroristas mais infames do mundo.



Laika, o vira-lata que se tornou um pioneiro espacial

Em 3 de novembro de 1957, Laika (que significa "camelô" em russo) viajou a bordo da nave soviética Sputnik 2, tornando-se o primeiro animal a orbitar a Terra e preparando o caminho para o voo espacial humano. O cosmonauta canino fez sua missão histórica de apenas um mês após o lançamento do satélite da União Soviética não tripulada artificial, o Sputnik 1, que sinalizou a entrada do mundo para a era espacial. Um pequeno, vira lata do sexo feminino (ou "muttnik", como ela foi apelidada na América), Laika era uma vira lata antes de ser capturado e treinado junto com outros cães espaço potencial; os soviéticos preferiam usar animais abandonados, porque eles tendem a ser mais substanciosos de cães casa. Embora as autoridades soviéticas inicialmente alegou que Laika sobreviveu a bordo do Sputnik 2 para cerca de uma semana antes de perecer, em 2002, foi revelado que ela morreu poucas horas depois de decolagem devido ao superaquecimento e stress. Depois de circular a Terra mais de 2.000 vezes, o Sputnik 2, com Laika dentro, queimado após re-entrar na atmosfera do planeta, em abril de 1958, em agosto de 1960, os cães espacial soviético Belka e Strelka foram os primeiros animais a circular a Terra e sobreviver. Menos de um ano depois, em 12 de abril de 1961, piloto soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano no espaço. Oito anos depois, em 20 de julho de 1969, os americanos colocar o primeiro homem na lua com a missão Apollo 11, da Nasa.



Cher Ami, o pombo-correio que salvou soldados na Primeira Guerra Mundial

Durante a guerra, Cher Ami ("querido amigo" em francês), um pombo correio, foi um dos centenas de pássaros utilizados pelo Signal Corps do Exército dos EUA na França para o transporte de mensagens importantes (colocadas em recipientes ligados às aves) dos comandantes no campo de batalha. Em outubro de 1918, Cher Ami, apesar de ter sido gravemente ferido por tiros inimigos, entregou uma mensagem para as forças americanas a partir de US Army Maj. Charles Whittlesey "Lost Battalion" da Divisão de Infantaria 77, que foi preso no lado de uma colina, no nordeste da França durante a ofensiva Meuse-Argonne, cercado por soldados inimigos enquanto eram bombardeados por fogo amigo dos americanos, que não tinham certeza da localização do batalhão. Embora os alemães balear Cher Ami depois que ele tomou o vôo, o guerreiro alado, no entanto, conseguiu voltar para sua gaiola casa e entregar uma mensagem de Whittlesey contendo a localização de seus homens. Como resultado, o batalhão perdido foi salvo, e Cher Ami mais tarde foi condecorado com a Croix de Guerre pelo governo francês.Depois que ele morreu em junho de 1919, o famoso pássaro foi preservado por um taxidermista e colocar em exposição no Smithsonian.



Cairo, o cão que ajudou a derrubar Osama Bin Laden

Em 2 de maio de 2011, Cairo acompanhou a equipe de SEALs da Marinha dos EUA que matou o líder da Al-Qaeda de Bin Laden durante uma invasão em seu complexo em Abbottabad, Paquistão. A missão terminou a caçada internacional de quase uma década pelo cérebro por trás dos ataques terroristas de 11 de setembro. Assim como muitos detalhes sobre os membros da SEAL Team Six que estavam envolvidos na operação secreta, detalhes sobre a Cairo são em grande parte desconhecidos do público. De acordo com vários relatos na imprensa, o papel do guerreiro K9 era ajudar a patrulhar o composto e atacar qualquer combatentes inimigos que podem aparecer. Cairo é um Pastor Belga Malinois, uma raça que tem uma semelhança com  pastor alemão, mas é menor em tamanho. Os Malinois é valorizada pelos militares dos EUA (que começou a usar extensivamente caninos começando com a Segunda Guerra Mundial) para sua inteligência, velocidade, olfato aguçado e força (poderosas mandíbulas do cão ganharam o apelido de "maligator"). Desde o ataque de Bin Laden, o paradeiro do Cairo ter permanecido um mistério; no entanto, foi relatado que, pouco depois da missão, quando o presidente Barack Obama se reuniu com os SEALs para felicitá-los, o comandante-em-chefe também pediu para se encontrar Cairo, que estava esperando em uma sala próxima.



Os ratos e pulgas, que eliminou um terço da Europa na Idade Média

Em meados do século 14, uma pandemia mortal apelidada de a Peste Negra eliminou cerca de um terço ou mais da população da Europa, ou cerca de 25 milhões de pessoas. Na época, a causa da Peste Negra era desconhecido, embora algumas pessoas acreditavam que era um complô de judeus para matar os cristãos, enquanto outros valorizam as coisas como um terremoto ou castigo de Deus pelo pecado. Os pesquisadores mais tarde identificado o culpado como praga, uma doença infecciosa causada pela bactéria Yersinia pestis, que infecta ratos e outros pequenos roedores e normalmente é transmitida aos seres humanos pela picada de pulgas infectadas. (O portador de doença de combinação de pulgas de rato foi formidável ratos são altamente adaptáveis;. Escaladores qualificados, saltadores e nadadores. Pulgas são parasitas sugadores de sangue, e uma pulga fêmea adulta pode consumir 15 vezes o seu peso em sangue em uma base diária. Além disso, enquanto as pulgas não possuem asas, possuem poderosas patas traseiras que os tornam bons saltadores.) A peste negra se espalhou através de rotas de comércio da Ásia Central para a Europa, onde chegou no final dos anos 1340 e rapidamente acumulou portagens maciças de morte e criou convulsão social e econômica. Um resultado da Peste Negra foi a de que a escassez de trabalho em diversas áreas, devido à diminuição da população significava camponeses foram capazes de exigir salários mais elevados e aumentar o seu nível de vida. Hoje, a peste continua a existir em algumas partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, onde foram relatados casos isolados nos últimos anos.



O macaco que matou um monarca

No início de outubro de 1920, O rei da Grécia  Alexander estava caminhando por um jardim quando seu cão de estimação entrou em uma briga com um macaco. Quando o monarca tentou separar a briga, outro macaco mergulhou e mordeu. Feridas do rei foram infectados, e morreu em 25 de outubro, aos 27 anos Alexander tinha sido coroada em junho de 1917 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, depois que seu pai, o rei Constantino I, abdicou do trono. O pró-alemão Constantino, que defendia a neutralidade grega na guerra, foi pressionado a desistir de sua posição, a Tríplice Entente (França, Grã-Bretanha e Rússia). Até o final de 1920, Constantino tinha sido restabelecido; No entanto, durante seu segundo reinado como rei, ele levou sua nação na Guerra Greco-Turca (1919-1922), que a Grécia perdeu. Da cadeia de eventos que se seguiram à morte de Alexandre, Winston Churchill da Grã-Bretanha depois comentou: "Talvez não seja exagero observar que um quarto de um milhão de pessoas morreram de mordida deste macaco."



Fonte: History
Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário