O optometrista é o profissional independente da área da saúde, com formação superior, que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em diagnosticar e compensar, através de artefatos ópticos e equipamentos oftalmologicos, alterações visuais de origem não patológica e patológica, melhorando o desempenho visual dos pacientes.
O trabalho do Optometrista está voltado para a prevenção de patologias oculares e problemas sensoriais.
Existem varios graus de optometria, pois consoante a necessidade de cada país, o nível de capacidade do optometrista pode ser alto como pode ser baixo. Por exemplo, nos Estados Unidos da America o optometrista tem o nível muito alto, sendo comparável com um oftalmologista. Na america latina , em países como Côlumbia e Venezuela os optometrista são mais virados para a diagnóstico patológico. Portanto, o nivel de opometrista varia consoante o nivel de necessidade do pais o nivel do ensino superior.
Cientificamente, Georg Bartisch foi o primeiro europeu a ser considerado como médico oftamologista, porém ele era contra o uso dos óculos. Muitos profissionais da área tiveram a mesma opinião a respeito deste acessório, e pesquisadores dizem que talvez tenha sido por isso que a Optometria se desenvolveu como uma ciência paralela à medicina.
Em 1895 foi criado a Associação Britânica de Óptica, o que levou a regulamentação da Optometria como uma profissão. E em 1898, foi criado nos Estados Unidos a Associação Americana de Optometristas.
O Dia Internacional do Optometrista é comemorado em 6 de março.

0 comentários :
Postar um comentário