Design

Curiosidades

Conheça 5 fenômenos naturais que você só vai acreditar vendo!
















Nosso planeta é repleto de paisagens e fenômenos fantásticos. Alguns deles são tão incríveis que parecem surreais. Confira aqui alguns deles que devem surpreender você.

1 – As bolhas de gás congeladas no Lago Abraham

No Canadá, o Lago Abraham é lar dessa paisagem que parece ter saído de um quadro de Monet. Mas o lago esconde na verdade uma ameaça perigosa, já que as bolhas azuladas são compostas de gás metano.

Quando chega a primavera, o lago derrete e as bolhas sobem à superfície. Quando a superfície chega a rachar, as bolhas escapam para a atmosfera. O metano é resultado do processo de biodegradação das bactérias que decompõem a matéria orgânica na água.



2 – A floresta submersa do Lago Kaindy

O Lago Kaindy, no Cazaquistão, é um lago de 400 metros localizado na cidade de Almaty. Ele é um lago relativamente novo, formado em 1911, depois de um terremoto que provocou um deslizamento, formando uma represa natural.

Acima do nível da água, é possível ver o topo das árvores submersas que sobrevivem ali a mais de 100 anos, aparecendo como se fossem mastros de navios perdidos.



3 – Eucaliptos arco-íris

Existem mais de 700 espécies de eucalipto conhecidas, mas o Eucalyptus deglupta, conhecido como Eucalipto Arco-Íris, é provavelmente o mais surreal. Ele tem tamanho variando entre 20 e 25 metros de altura e pode ser encontrado nas Filipinas, Nova Guiné e Indonésia.

Seu caule cilíndrico é na verdade revestido por uma casca marrom. Mas no momento que a casca se desprende do tronco, revelam-se suas diversas cores, com nuances de azul, roxo, laranja e tons de marrom. Por suas cores exóticas, esse eucalipto é cultivado basicamente de forma ornamental.



4 – O arco-íris montanhoso da China

Sim, isso é real. Mais uma paisagem que parece ter saído de um quadro, as montanhas do Parque Geológico Zhangye Danxia, na província de Gansu, no norte da China, chamam a atenção pela suas cores incríveis.

As montanhas parecem ter sido pintadas à mão, mas são na verdade obra de milhões de anos de trabalho da natureza e da ação geológica. As montanhas consistem em formações de arenito e depósitos de minerais que foram se acumulando ao longo de mais de 24 milhões de anos.

Vento, chuva e outros fatores externos foram criando as camadas de cores e texturas ao longo do tempo.



5 – O vulcão de lava azul

Kawah Ijen é um vulcão na Indonésia conhecido por sua lava azul. O único detalhe é que a lava, na verdade, não é lava. O brilho azul avistado são manchas azuis das chamas que resultam da queima dos gases à base de enxofre no vulcão, que saem dele a alta pressão e temperatura.

O que dá a impressão que se trata de lava é o fato de alguns desses gases passam ao estado líquido e mesmo assim continuam queimando, enquanto fluem pelas encostas. Mesmo fotografar o vulcão é uma tarefa complicada. É preciso usar máscaras de proteção a gás tóxico para poder se aproximar. A queima acontece durante o dia e a noite, mas apenas na escuridão é facilmente avistada.


Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário