O abacate possui um alto valor nutricional, pois esbanja fibras, carboidratos, vitaminas (vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K e vitamina E), minerais (cálcio, ferro, fósforo, zinco, potássio e manganês) e ácidos graxos, tais como monoinsaturados e poli insaturados, que são considerados as gorduras boas. A fruta, aliás, é uma riquíssima fonte de gorduras, inclusive saturadas. Com esse arsenal nutritivo, o abacate pode oferecer múltiplos benefícios à saúde. Vejamos alguns deles:
- Reduz o colesterol: por ser fértil em beta-sitosterol, o abacate contribui para a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Além desta substância, o abacate é rico em gorduras poli insaturadas e monoinsaturadas, que reforçam a ação contra o colesterol prejudicial à saúde.
- Beneficia a saúde ocular: contém em sua composição um carotenoide, conhecido como luteína, cuja função é de absorver os raios solares UV que prejudicam a saúde dos olhos, devido aos danos degenerativos que causam à visão. Além de aumentar também o risco de desenvolver cataratas.
- Beleza dos cabelos: as madeixas com ressecamento, fios duplos, quebradiços e sem vida podem ser melhoradas por meio das ações do abacate. Ele proporciona uma forte hidratação aos cabelos, restaura o brilho, mantém os cabelos macios e vistosos, e renova toda a estrutura capilar, graças a grande quantidade de vitaminas, ácidos graxos e minerais que possui.
- Musculação: favorece o treino, por combater o esgotamento físico, evitando a fadiga e o cansaço. Além disto, inibi ação dos radicais livres que provocam danos celulares.
- Gestação: por ser uma rica fonte de ácido fólico, é recomendável que mulheres gestantes consumam uma boa quantidade de abacate. O ácido fólico protege a formação do bebê, pois previne doenças congênitas.
Apesar de ser uma fruta calórica, - uma fatia de abacate contém cerca de 160 calorias - os benefícios que ele exerce à saúde compensam algumas calorias a mais. Alimenta-se com bom senso e moderação. Cuide-se!
Créditos: Online Farma
Autor: Karina Silva Farias
0 comentários :
Postar um comentário