Design

Curiosidades

9 Surtos que causaram muito mais estragos do que Ebola na humanidade




A Ebola é certamente algo para levar a sério, mas tenha em mente que ela esta distante de ser a maior "epidemia" ou melhor dizendo nem podemos comparar a qualquer uma destas epidemias que foram definitivamente pior do Ebola.


Gripe de Hong Kong de 1968

Mortes: 1.000.000
Ninguém leva a gripe a sério, mas ao longo dos anos, ela tem sido uma grande assassina. Na maior parte é porque a taxa de morte para que sofre dessa doença é muito baixo. Já a Gripe de Hong Kong (chamado assim porque ela começou em Hong Kong e se espalhou de lá) só tinha uma taxa de mortalidade inferior a 0,5%, o que significa que menos de 1 em cada 100 pessoas que tiveram essa doença morreu. Ainda assim, cerca de 1.000.000 de pessoas morreram, de modo que lhe diz como era enorme. Isso significa que cerca de 200 milhões em todo o mundo ficaram com a Gripe de Hong Kong. E isso não foi o pior surto de gripe.




Gripe Russa de 1889

Mortes: 1.000.000
Graças à rápida industrialização do mundo ocidental, especialmente a construção de estradas de ferro, o que permitiu que as pessoas se movimentar mais, e espalhar sua sujeira de todas as partes do mundo, esta foi a primeira verdadeira pandemia global da história. O fato de que 1.000.000 de pessoas morreram ainda é muito impressionante (ou terrível, dependendo da sua perspectiva, eu acho.) Ao final,  matou pelo menos dois príncipes, um punhado de outros nobres europeus, e vários tipos da sociedade proeminentes de todo o mundo. 



Gripe asiática de 1957

Mortes: Por volta de 1.000.000 à 4.000.000
Eu não sei se você ainda, mas a gripe gosta de matar. Esta começou na China, onde alguns especialistas acreditam que ela evoluiu a partir de uma combinação entre uma gripe pré-existente e uma mutação em patos selvagens e depois se espalhou pelo mundo a partir daí.



Cólera, do século 19

Mortes: Mais de 2 milhões
Cólera foi a doença que simplesmente não ia embora. Ela passou por pelo menos seis focos diferentes durante o século 19, e tecnicamente, ainda considerando que estamos no meio da sétima epidemia de cólera, que já dura desde 1961 até o presente. Mas é claro que aprendemos a lidar com ela um pouco melhor. Mas de volta ao dia, cólera era um assassina fria, eliminou milhões de pessoas em todo o mundo. O maior culpado? , A água contaminada.



AIDS, 1960 à Hoje

Mortes: Mais de 30 milhões
A Aids já matou uma quantidade absurda de pessoas, a maioria dos quais residem na bacia do rio Congo, na África, onde todos na cidade vai morrer da doença.


Gripe Espanhola de 1918

Mortes: 7.5000.000
Olhe para esse número. Alguns especialistas acreditam que ele era na verdade mais como 100 milhões, o que na época era cerca de 5% da população do mundo. Cerca de 500 milhões de pessoas, na verdade, ficou doente com a doença, o que torna talvez o maior surto da história em termos de números absolutos.



Praga Antonine, 165 à 180

Mortes: 30% da população da Europa, Ásia Ocidental e Norte da África
Você sabe que a coisa é séria quando o número de mortes começam a ser relatados como porcentagens da população, e este foi a primeira que realmente foi desagradável e chegou devastar o mundo clássico romano.

A doença foi provavelmente se espalhou da Ásia pelas tropas romanas, e no seu auge era tão ruim que mais de 5.000 pessoas por dia morriam. Até mesmo o imperador romano, Lucius Verus, pode ter sucumbido à doença, e o exército romano em particular foi devastada por ela.


Peste de Justiniano, 541 à 544

Mortes: 40% de Constantinopla, cerca de 25% da população do Mediterrâneo Oriental, talvez mais
Este era o lugar onde a peste bubônica tem o seu início desagradável, e ela nunca foi realmente derrotada. Esta doença foi de se preocupar. Ela teve muitos altos e baixos, os lotes de recorrências que assustou culturas inteiras, mas raramente foi tão ruim quanto logo no início, quando ela perdeu quase metade de Constantinopla, no momento em que a cidade mais poderosa do mundo. Foi tão ruim que ninguém sabe ao certo quantas pessoas realmente morreram.Isso porque em alguns lugares todos morreram. Espalhou-se rapidamente e matou rapidamente, e até mesmo o imperador Justiniano foi infectado com a peste, embora ele sobreviveu milagrosamente.



Peste Negra, 1346-1350

Mortes: 30-70% da população
Sim, esta é uma das grandes. Isto é o que todo mundo pensam quando ouvem sobre a peste bubônica. Isso porque ela matou todos por perto. Aldeias e cidades inteiras foram varridas da face da terra, as pessoas ricas morreu, as pessoas pobres morreu, os sacerdotes, os agricultores ... não importava.

Foi um evento que altera a vida que mudou para sempre a sociedade, e é creditado com por ter acabado com o feudalismo e inaugurando a idade do salário, como a força de trabalho sobrevivendo de repente descobriu que tinha alavancagem e, além disso, uma grande parte do velho senhores feudais foram apodrecendo no chão.

Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário