Alimentos ricos em Vitamina D: conheça sua importância e como obtê-la através da alimentação
Veja também: Os benefícios do abacate para a saúde
Como melhorar o desempenho do seu cérebro
A vitamina favorece a absorção de cálcio no organismo, especificamente no intestino, mantendo os níveis de cálcio sérico e fosfato em quantidades adequadas para a mineralização óssea, diminuindo assim as possibilidades de males à saúde relacionados a sua deficiência.
É sabido que, a vitamina D pode ser produzida endogenamente, ou seja, o organismo é capaz de sintetizar a vitamina através da exposição aos raios ultravioletas. Contudo, há horários específicos para se obter a vitamina D oriunda da exposição solar, pois a exposição demasiada pode ocasionar o câncer de pele.
Outra informação importante e que deve ser salientada é que, pessoas com pele clara podem produzir uma quantidade tida como suficiente ao se exporem ao sol durante 20 a 30 minutos por dia. Pessoas com a pele negra, precisariam de 3 horas para atingir a mesma quantidade. Isto pois, a pigmentação da pele tende a filtrar os raios ultravioletas. Além disto, o uso de filtro solar também impede a síntese de vitamina D, devido a sua capacidade de filtração.
Especialistas indicam que o horário mais adequado para que ocorra a sintetização da vitamina D por meio da exposição solar é das 10h da manhã até às 15h da tarde, devido ao ângulo de incidência dos raios UV.
O consumo de vitamina D considerado como adequado para um adulto de até 70 anos, é de 600 UI (unidades internacionais) diariamente. Após os 70, o consumo deve se elevar até aproximadamente 1200 UI.
A vitamina D também pode ser adquirida por meio da alimentação. Determinados alimentos oferecem níveis abundantes da vitamina, contribuindo para a conquista das quantidades consideradas como necessárias para a manutenção da saúde. Veja abaixo alguns destes alimentos:
Créditos: Ativas Online
Autor: Karina Silva Farias
0 comentários :
Postar um comentário