Isso acontece quando as informações sobre o equilíbrio do corpo se tornam conflitantes enquanto estamos em movimento. A medicina dá o nome a isso de Cinetose de Enjoo Cinético.
As informações chegam através da visão do ambiente, sensibilidade da pele e dos músculos, que indicam a posição do corpo para o cérebro e o labirinto, que informa os dados sobre a rotação da cabeça. Tudo isso indica ao cérebro nossa posição no espaço.
Na estrada, as curvas, as subidas e descidas estimulam o labirinto e altera a continuidade da visão do ambiente. Esses estímulos ativam o Sistema Nervoso Autônomo, responsável pelas reações involuntárias de alerta e fuga, além de sintomas como tosse, vômitos e desmaios.
Com o passar da viagem, a situação melhora porque o organismo se acostuma com as condições do transporte. É recomendável sentar-se na janela e fixar a vista no horizonte. O Enjoo cinético também pode acontecer durante um passeio de trem, avião, balsa, navio, helicóptero e outros tipos te transporte de longa viagem.
0 comentários :
Postar um comentário