A resposta provavelmente se resume em manter zebras mais frescas(menos calor) e afastar insetos causadores de doenças que são mais comuns em climas mais quentes, dizem os pesquisadores nesta terça-feira na revista Royal Society Open Science .
Todas as três espécies de zebra tem listras pretas e brancas que se destacam entre os mais monótonos herbívoros africanos, como búfalos e antílopes, especialmente contra um fundo savanna planície. E se destacando que parece fazer uma zebra mais propensos a se tornar almoço de leão.
Este "enigma" tem intrigado os cientistas, incluindo Darwin, por mais de um século. Há cinco principais hipóteses para por que as zebras têm listras: para repelir insetos, para fornecer camuflagem através de alguma ilusão de ótica, para confundir os predadores, para reduzir a temperatura do corpo, ou para ajudar os animais reconhecem uns aos outros.
Mas mostra que a temperatura é o fator mais fortemente ligada as listras.
Brenda Larison , um biólogo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e colegas visitaram 16 manadas de zebras em toda a África e estudou seus padrões de listras, em um projeto apoiado pelo Comitê Nacional da Sociedade Geográfica para a Investigação e Exploração .
A equipe, então, viram 29 diferentes fatores ambientais, tais como umidade do solo, precipitação, a prevalência de moscas tsé-tsé portadores de doenças, e distribuição de leões-e conectado-los em um modelo de computador para ver quais foram atribuídas as diferenças de padrões de listras em toda a zebra de range.
Os dois fatores que mais importavam, disse Larison, eram consistentes como a temperatura estava em uma área particular e a temperatura média durante a parte mais fria do ano.
Os pesquisadores, então, foi um passo além, usando as duas variáveis de temperatura para prever os padrões de demarcação das populações zebra não incluídos no estudo.
"Fomos capazes de mostrar que era possível prever com exatidão significativo", disse Larison.
Efeito de arrefecimento?
Por que a temperatura afeta a segmentação é uma outra questão, ela disse, mas há duas razões possíveis.
Uma delas é a teoria do "turbilhão de arrefecimento". Quando o ar atinge uma zebra, as correntes são mais fortes e mais rápido sobre as peças pretas (uma vez que o preto absorve mais calor do que o branco) e mais lento ao longo do branco. Na conjuntura destes dois fluxos de ar opostas, pequenos turbilhões de ar pode rodar e servem para resfriar a pele de uma zebra.
Por exemplo, Larison disse, não há evidências de que zebras fortemente listrados têm 5,4 º Fahrenheit (3º Celsius) a temperatura da pele mais baixos do que outros mamíferos não-listrado na mesma área.
A outra idéia que detém mais listras pode ser uma barreira contra a doença, uma vez que moscas transmissores de doenças, como mutucas, tendem a gostar do calor. Experimentos em campo mostraram que moscas não gostam de aterrar em superfícies listradas.
Tim Caro, um biólogo da Universidade da Califórnia, em Davis, apoia a teoria de doença. "Estamos recebendo uma grande quantidade de semelhanças em nossas descobertas", disse Caro, cuja pesquisa própria mostraram que striping está ligada a repelir moscas que mordem.
"Doenças transmitidas por mutucas são realmente desagradável", disse ele. "Eles podem conter uma grande quantidade de doenças como a gripe equina, e é possível que essas doenças vão ser mais de um problema sob condições mais quentes e úmidas."
0 comentários :
Postar um comentário