Design

Curiosidades

8 Fatos que vão te convencer que o mundo está melhor



Um mundo perfeito, sei que ainda estamos longe disso, mas se olharmos para ontem e hoje veremos que demos um grande avanço, sim!, nós melhoramos. Apesar da violência que é retratada na televisão, jornais e internet, é possível sim ver algumas coisas em que melhoramos com o tempo.

Logo abaixo esta uma lista com 8 fatos que vão te convencer que o mundo melhorou sim!

8 - Estamos trabalhando menos


Sempre parece o contrário, mas na verdade estamos trabalhando menos nos tempos modernos, graças aos avanços tecnológicos. Uma pesquisa da OurworldData mostra que no começo do século 20 era bastante comum um trabalhador suportar mais de 60 horas semanais de trabalho. Hoje, em boa parte dos países da Europa, a média não passa de 40 horas. Na Bélgica, hoje se trabalha metade das horas que se trabalhavam em 1870.


7 - A África está mostrando avanços


Das 10 economias que mais crescem no mundo, sete estão na África. Um estudo da African Development Bank projeta que, em 2030, a maior parte da população africana será de classe média, e o consumo deve subir de US$ 680 bilhões em 2008 para US$ 2,2 trilhões. Além disso, a porcentagem de crianças nas escolas na África em 1970 era de apenas 40%, enquanto hoje é de 75%.


6 - A pobreza extrema está diminuindo


É claro que a concentração de renda ainda é gritante no mundo, mas desde 1980, o número de pessoas vivendo em condição de pobreza extrema caiu mais de 50%. Considera-se pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia. Hoje, 1 bilhão de pessoas ainda não pode ter certeza de que terão o que comer no dia seguinte, mas esse número deve cair para 340 milhões até 2030.


5 - Igualdade de gênero


Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas talvez o mundo hoje esteja mais perto do que nunca da igualdade de gênero. No Brasil, por exemplo, de 2003 para cá mais de 600 mecanismos estaduais e municipais para ajuda e proteção da mulher foram criados, como a Secretaria de Políticas para a Mulheres, com status ministerial. Em 2006, a Lei Maria da Penha foi promulgada. O “Ligue 180” (Central de atendimento à mulher) teve aumento de 1.600% nas chamadas e 700% nas denúncias de violência entre 2006 e 2012.


4 - A expectativa de vida aumentou


Cinco décadas atrás, as pessoas viviam em média 60 anos. Hoje, um homem tem expectativa de 68 anos e mulheres de 73 anos. Esse dado pode parecer mascarado pelas melhorias na saúde em países ricos, mas a verdade é que quem empurrou a média para cima foram os países pobres. Além disso, por incrível que pareça, a queda na taxa da mortalidade infantil (em 1960, era de 20%, hoje é de 5%), colabora para desacelerar o crescimento populacional. Como as crianças morrem menos, as mulheres não planejam ter mais filhos.


3 - O crescimento populacional está desacelerando


Cinquenta anos atrás, o número de bebês nascidos para cada mulher era de uma média de 5. Hoje, esse número caiu para 2,5, graças a educação feminina e métodos contraceptivos sendo mais usados. O número de crianças de 0 a 14 anos no mundo se estabilizou na última década e deve continuar assim ao longo deste século. A população ainda vai aumentar, por causa do aumento na expectativa de vida, à medida que essas crianças envelhecerem, mas o crescimento está desacelerando cada dia mais.


2 - Menos pessoas com fome


Se guerras são pontuais e podem não refletir bem as mudanças permanentes no mundo, a fome pode ser um indicador melhor. Um estudo da OurWorldData mostra que o fornecimento de “calorias per capita” na imensa maioria dos países melhorou muito nos últimos 40 anos. O Brasil passou de 2.214 Kcal por pessoa para 3.173 kcal. A China foi de 1.426 para 3.036 kcal. Na África, praticamente todos os países tiveram uma melhoria significativa.


1 - Menos mortos em guerra


Sim, ainda existe guerra, fome, doença e pobreza no mundo, mas as coisas estão bem melhores do que a décadas atrás. Mesmo com conflitos no Iraque, Síria, Ucrânia, Afeganistão e outros países, o número de morto em guerras está caindo a cada ano. Pesquisadores respeitados, como o professor da Universidade de Harvard Steven Pinker, já afirmaram que estamos vivendo na época mais pacífica da história da humanidade. A porcentagem de pessoas mortas por casos de violência também é a menor da história.



Via 1
Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário