Design

Curiosidades

Chupeta e sua história


No momento em que Christian W. Meinecke fez um pedido de patente para "um projeto novo e original para uma Consolador de Bebê", em 1901, as pessoas já davam aos bebês objetos para chupar durante séculos: trapos mergulhados em água ou mel, lasca de madeira ou "chiclete", feitos de pedra, osso ou coral. Mas nada seria tão popular como a chupeta.


Meinecke era um farmacêutico de Manhattan que patenteou uma série de dispositivos médicos que soam alarmantes, incluindo um "tubo retal auto-retenção."


Seu Consolo de bebê consistia de um bico de borracha ligado a um escudo em forma de disco que evitava a  de ser engolido por uma criança caso chupar vigorosamente. Outros inventores logo patenteado variações, que incluíram a adição de um anel que pode ser usada para puxar a chupeta da boca de um bebé, mas todos eles retida a configuração básica do mamilo e-escudo que persiste até hoje. Naquela época, os mamilos de borracha foram processados ​​com enxofre, que os deixou mau-cheiro. Alguns também eram pintados de branco, um processo que os contaminava com chumbo. Os escudos eram feitos de osso, marfim ou alumínio.

Em 1909 uma carta indignada ao editor do The New York Times protestou contra o "artifício vilão", o que foi dito para engrossar a língua e deformar a boca. Outros males atribuídos à chupeta incluído escoliose, a propagação da doença e uma vida de auto-abuso. "As crianças que persistem no hábito de sucção sempre se tornam masturbadores", um proeminente pediatra de Nova York afirmou em 1908.

Apesar destas advertências, as vendas da chupeta continuou a crescer. Látex e silicone substituíram a borracha da Índia; plástico substituiu os escudos de osso e marfim e anéis. Por volta de 1940, uma empresa, Binky Produtos do bebê de Nova York, tinha vendido tantas chupetas que a marca se tornaria um termo genérico para a coisa em si.

Ainda assim, os especialistas continuam a se opor. Masturbação não era mais a preocupação - agora pediatras defende a amamentação. Uma pesquisa recente mostra que não se preocupam e que acham que a chupeta pode realmente ajudar com a amamentação, mas os pais não estavam muito intimidados pelos peritos, de qualquer maneira. Mais de 75 por cento dos bebês ocidentais agora usam chupeta. Como um historiador médico observou, em 1971, "A experiência dos ignorantes tem encaminhado a sabedoria dos sábios."

Via NYT
Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário