A tecnologia está se tornando cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e, como tal, tem se tornado também parte da produção cultural contemporânea, com filmes e seriados que refletem este momento da humanidade.
Abaixo estão alguns programas de televisão (de ficção apenas), que tentam mostrar um pouco da nova cultura tecnológica.
The Big Bang Theory
Começando por ele para tirá-lo do caminho, porque a maioria já conhece, tamanho o sucesso no mundo todo. Trata-se de um seriado que retrata basicamente todo o universo nerd/geek, abrangendo quadrinhos, filmes, seriados, mas, mais importante para esta lista, também contempla os universos de jogos, tecnologia como robótica e produtos tecnológicos mais comuns do cotidiano e ciência, abordando assuntos relacionados a física, matemática e astronomia. Tudo com curadoria de profissionais para não insultar os verdadeiros conhecedores das áreas.
IT Crowd
Muito menos conhecida que Big Bang Theory, mas não inferior, IT Crowd é um humor britânico, muitas vezes beirando o non-sense, que reflete a vida de profissionais de tecnologia da informação. Os personagens se veem em situações comuns no suporte ao usuário comum, muitas vezes sem conhecimento algum de como interagir com um computador. Como muitos profissionais da área, às vezes os protagonistas são desvalorizados e perdem o interesse no trabalho, ao ponto de gravar uma fita com orientações do suporte, como “você já tentou ligar e desligar?” e “você tem certeza que está tudo conectado corretamento?” para responder automaticamente às dúvidas do usuário.
Silicon Valley
Quem já assistiu a Game of Thrones conhece o padrão de qualidade dos seriados da HBO e Silicon Valley não é diferente. O seriado humorístico se passa, como o próprio nome diz, no ambiente fervilhante das startups do Vale do Silício, com inúmeras microempresas de tecnologia surgindo todos os dias com a promessa de “tornar o mundo um lugar melhor”, o que o programa faz questão de ironizar sempre que possível. O seriado acompanha a trajetória de um jovem introvertido, mas genial, na tentativa de emplacar seu software de compressão de dados.
Black Mirror
Fugindo do humor, Black Mirror é um seriado britânico que analisa a tecnologia sob seu viés mais sombrio, perigoso e como a natureza humana é afetada. Os episódios são curtos, mas sempre vão direto ao ponto, criticando a superexposição de alguns assuntos apenas pelo bizarro enquanto coisas realmente importantes acontecem e como a internet e redes sociais alavancam esta situação, ou um futuro distópico onde a tecnologia está presente em literalmente cada parte do cotidiano, com resultados bastante degradantes. Cada capítulo do seriado apresenta uma história diferente, com elenco e temáticas completamente diversas do anterior. Vale a pena dar uma conferida.
Via OlharDigital
0 comentários :
Postar um comentário