Design

Curiosidades

Os 5 animais mais feios do mundo















A Sociedade para a Preservação dos Animais Feios (Ugly Animal Preservation Society) organizou um concurso online, em parceria com a Associação Britânica de Ciência, para eleger os animais mais feios do mundo. Apesar do tom humorístico, a iniciativa, que ocorre todos os anos, busca chamar a atenção das pessoas para o risco de extinção de muitas destas espécies de "beleza incomum".


1 - Peixe-bolha ou Peixe-gota

É uma espécie de peixe que habita as águas profundas das costas da Austrália e Tasmânia, raramente sendo visto por seres humanos.

O peixe-gota tem a capacidade de suportar a pressão alta destas profundezas porque seu corpo é realmente uma massa gelatinosa que tem uma densidade pouco menor que a água. Isto dá a capacidade de flutuar sem usar muita energia. Esta relativa falta de músculos não é uma desvantagem pois ingere matéria comestível que flutua em sua frente. Em seu cardápio estão invertebrados como siris e Pennatulacea.

O peixe-gota atualmente enfrenta o risco de extinção devido à pesca predatória de outras espécies .

O peixe-gota foi eleito, numa iniciativa da Ugly Animals Preservation Society em 2013, como o "animal mais feio do mundo" . Esta iniciativa teve o intuito de atribuído de chamar a atenção para espécies ameaçadas.


2 - O Rato Toupeira Pelado

É um roedor da família Bathyergidae e a única espécie do gênero Heterocephalus.

Pode ser encontrado na Somália, Etiópia central e muito do norte e leste do Quênia, estendendo-se ao sul até o Parque Nacional de Tsavo Ocidental e a cidade de Voi.

Essa espécie de rato, como todos os roedores, possui dentes incisivos que nunca param de crescer e que precisam ser gastos constantemente.Eles gastam seus dentes cavando.Segundo pesquisas recentes, esses ratos tem uma longevidade maior do que outros ratos, e também parece que eles são resistente ao câncer e qualquer tipo de dor como fogo, pimenta e outros produtos químicos, explicação para a resistência poderia ser o local onde os animais vivem, no subterrâneo com níveis baixos de oxigênio e altas concentrações de amônia e dióxido de carbono, que afetariam nervos que o animal “desliga” para sobreviver.



3 - Rã do Titicaca

É encontrada somente no lago Titicaca. É conhecida pelo hábito aquático e por suas quantidades excessivas de pele. Este excesso de pele é usado para ajudar a rã a respirar na alta altitude de que reside.

No princípio dos anos 70, uma expedição conduzida por Jacques-Yves Cousteau, reportou rãs com até 50 cm de comprimento, com indivíduos pesando um quilograma, fazendo destas rãs as maiores no mundo.








4 - Lêmure Aye-aye

É um primata estrepsirrino endémico de Madagáscar. É o único representante vivo da família Daubentoniidae. Noturno e arborícola, possui pelo negro e um dos seus dedos é maior, que usa para conseguir caçar larvas nos buracos das árvores. Os seus olhos são grandes e possui boa visão noturna.

O aie-aie é aparentado com os lémures. A sua muito estranha aparência faz com que seja considerado o principal responsável pela origem da palavra "lémur", que quer dizer em latim "espírito noturno". O aie-aie é o único representante vivo do seu género (Daubentonia), família (Daubentonidae) e infraordem (Chiromyiformes). Só se conhrce outra espécie próxima ao aie-aie, Daubentonia robusta, que se extinguiu por volta de 1000 anos atrás.






5 - A Toupeira nariz de estrela

É um pequeno mamífero cavador que vive em túneis que cava no subterrâneo na América do Norte. Esse animal é notável pelo seu nariz repleto de pequenos apêndices, como se fossem tentáculos, que servem como órgãos sensoriais de tato e ajudam a toupeira a se guiar no escuro de seus túneis. A toupeira necessita desses tentáculos para procurar alimento, já que, como muitas outras espécies de toupeiras, é cega. É um dos mamíferos mais peculiares existentes.

Com 15 a 20 centímetros de comprimento, pelo a prova d'água e uma longa cauda, essa toupeira vive próxima a rios e lagos e é boa nadadora, além de cavadora. Sua alimentação consiste de pequenos invertebrados. Seus hábitos são tanto noturnos quanto diurnos e ela encontra-se ativa durante todo o ano, não hibernando durante o inverno.




Fonte: Wikipedia e Exame
Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário