Design

Curiosidades

Os 5 jogos mais vendidos de todos os tempos















Apesar da grande criatividade dos desenvolvedores, a indústria de games sofre bastante pela insistência em continuações. Muitos dos principais jogos do mercado recebem sequências quase anuais, o resultado é o surgimento de imensas franquias capazes de ilustrar a força de determinadas marcas.


5. Grand Theft Auto (Rockstar) – 125 milhões de jogos vendidos

É uma série de jogos de computador e videogame criada por David Jones, Dan Houser e Sam Houser. A maioria dos jogos foi desenvolvida pela Rockstar North (antiga DMA Design) e publicada pela Rockstar Games. O nome da série é um termo policial da língua inglesa utilizado para identificar roubos de automóveis. Grand Theft refere-se a furtos de valor elevado (maior que US$ 40,00 nos Estados Unidos) e Auto designa os automóveis. O nome desse crime, no Brasil, é Roubo Qualificado de Automóveis. A série GTA faz homenagens a diversas personalidades como Eazy-E (inspirou o personagem Ryder no game Grand Theft Auto: San Andreas) e outras diversas personalidades.

A série é focada em cidades fictícias dominadas pelo crime e pelas gangues de rua, fortemente modeladas com base em grandes metrópoles (principalmente dos Estados Unidos). Os jogos da série são em mundo aberto e o personagem jogável (um criminoso, protagonista de um enredo repleto de atividades ilegais, como violência, tráfico de drogas, assassinato, prostituição etc.) pode cumprir missões para o progresso da história, bem como participar de ações não lineares, todas consistindo de ação, aventura, condução, RPG, corridas, entre outros.

O desenvolvedor de videogames DMA Design foi responsável pelo início da série em 1997, que atualmente conta com onze jogos autônomos e quatro pacotes de expansão. O terceiro jogo da cronologia, Grand Theft Auto III, foi muito elogiado, já que trouxe a série para um cenário 3D com muito mais experiência, e é considerado um título de referência para o jogo Grand Theft Auto clone. Títulos subsequentes, tais como Driver 2, tiveram seu desenvolvimento baseado no padrão introduzido em Grand Theft Auto III.


4. The Sims (Eletronic Arts) – 150 milhões de jogos vendidos

É uma série de jogo eletrônico de simulação de vida criada pelo designer de jogos Will Wright e distribuída pela Maxis. O primeiro jogo da série, The Sims, foi lançado em 4 de fevereiro de 2000. Nos jogos, o jogador cria e controla a vida de pessoas virtuais (chamadas de Sims). O jogo atraiu legiões de fãs, devido a sua simplicidade e objetividade. Os jogos foram portados e convertidos para diversas plataformas, incluindo Nintendo Wii, celular, Nintendo DS, Playstation 2, GameBoy Advance, GameCube, Xbox, incluindo até uma versão remodelada do The Sims 2 Mobile para o antigo Mega Drive.





3. A série Wii (Nintendo) – 192 milhões de jogos vendidos

A série de jogos Wii é uma série de jogos eletrônicos de simulação física, criada nos consoles Wii e Wii U, que são similares em design, especialmente no seu foco casual e o uso de Miis. Todos os jogos tem esquemas de controle que permitem simular atividades da vida real com o uso do Wii Remote, exceto a sub-série Wii Fit que usa principalmente a Wii Balance Board.

Wii Sports é uma coleção de cinco jogos esportivos (Tennis, Baseball, Golf, Bowling e Boxing) que acompanha o console. Wii Sports Resort é a continuação do Wii Sports, com os jogos desportivos (Kendo, Wakeboard, Frisbee, Arco e flecha, Basquetebol, Ténis de mesa, Bowling, Golfe, Moto aquática, Ciclismo, Canoagem e desportos aéreos). Wii Play é uma coleção de nove jogos (Table Tennis, Laser Hockey, Fishing, Find Mii, Pose Mii, Shooting Range, Billiards, Charge! e Tanks!) que acompaha um Wii Remote adicional. Wii Fit (Wii Health Pack) é um jogo de exercícios físicos, visando a prática de exercícios junto à família. Wii Chess (World Chess) é um jogo de xadrez controlado por um Wii Remote. É possível jogar com pessoas de outros lugares através da internet. Wii Party é uma coleção de jogos, de longa e curta duração, além de minigames, que proporcionam ainda o tempo estimado de duração do jogo.
Wii Fit Plus é um jogo onde pode-se alongar, fazer ioga e aeróbica para além de minijogos com o seu Mii.
Wii Play: Motion é a continuação da Wii Play e tem 12 mini-jogos



2. Pokémon (Nintendo) - 219 milhões de jogos vendidos

Os jogos eletrônicos da série Pokémon são alguns dos jogos mais vendidos da empresa japonesa Nintendo. São variados tipos de RPG, junto com alguns jogos de simulação e de estratégia.

Os jogos são divididos em três tipos: RPGs Originais, que introduzem a maioria de novos Pokémon e sempre são para os portáteis da Nintendo, indo de Pokémon Red & Blue a Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire. Os jogos plataforma sempre serviram mais para conectar os RPGs Originais e usar os Pokémon vindos dali para batalharem. Começou com Pokémon Stadium e recentemente foi lançado Pokémon Battle Revolution no Japão.

Há um último tipo, denominados spin-offs. Esse tipo de jogo não tem nada a ver com os RPGs Originais e plataformas. São jogos diferenciados que quebram a rotina como treinador e coloca o jogador nas mais variadas situações, desde pinballs até uma transformação de humano em Pokémon. Os jogos da série Ranger contêm missões especiais com Pokémon para os jogos Pokémon Diamond, Pearl e Platinum.



1. Mario (Nintendo) – 446 milhões de jogos vendidos

O encanador bigodudo é sinônimo de videogames por uma razão bem clara: praticamente todos os jogos que levam sua marca vendem muito. Desde 1981 até os dias de hoje, Mario é o personagem de videogame mais bem sucedido da história. Seus feitos são tão grandes que se decidíssemos contar apenas a série principal (Super Mario Bros. iniciada no Nintendinho em 1985) e excluir todo o resto, ele ainda seria o primeiro colocado da lista com 275.73 milhões de jogos vendidos.






Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário