Design

Curiosidades

Por que gostamos tanto de doces?





Um docinho aqui, outro docinho ali. Quem resiste à tamanha tentação? A compulsão por doces acontece em função da liberação de opioides (substâncias químicas naturais que proporcionam sensação de prazer) pelo cérebro quando os ingerimos.

Estudos mostram que a liberação de opioides produz o mesmo efeito químico das drogas, condicionando o organismo a ingerir mais açúcar, com o objetivo de conseguir o efeito prazeroso que ele proporciona.
A grande verdade é que apesar de possuírem muitas calorias, os doces nos proporcionam satisfação e prazer. Mas em compensação, podem nos levar a comer mais, pois o seu consumo pode desencadear a fome, ocasionada pela falta de algum nutriente.

Quando nosso organismo precisa metabolizar o açúcar refinado, utiliza fontes de nutrientes de nossa própria reserva, como a vitamina B, cálcio, fósforo e ferro. Portanto, quando o corpo sinaliza fome, ele está avisando que precisa repor os nutrientes perdidos. Por isso, ingestão de proteínas é tão importante, pois garante a saciedade e ajuda você a resistir à tentação de comer um docinho.


Mas se você seguir um cardápio balanceado, não há problema em doces eventualmente. Só não exagere na quantidade. E fique atento: os doces mais calóricos são os mais gordurosos, como o chocolate, leite condensado e chantilly.

Não esqueça: evite comer doces à noite, pois neste período nosso metabolismo está mais lento. Deixe para saborear seu docinho pela manhã, ou logo após a prática de atividade física.
Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário