Essa colônia de minúsculos animais marinhos, cujo nome oficial é hydractinia, foi recolhida das costas de caranguejos-ermitões que vivem nas piscinas naturais da Irlanda.
Eles têm parentesco com águas-marinhas, corais e anêmonas. Cada um é do tamanho dos cílios de um bebê e, por isso, eles são popularmente conhecidos como "pelos de caracol".
De perto, parecem uma árvore, cada um com um pé, um tronco e uma cabeça com tentáculos, usados para agarrar detritos que estejam de passagem.
Essas criaturas também têm um superpoder: quando têm suas cabeças comidas por peixes, conseguem fazê-las crescer novamente – com "cabelos" e tudo – uma semana depois.
É esse talento que chamou a atenção de Uri Frank e seus colegas do Instituto de Medicina Regenerativa da Universidade de Galway. Junto a um número cada vez maior de pesquisadores, ele afirma que a regeneração de tecidos vista em criaturas como ahydractinia pode ser um poder antigo tido por muitos animais, inclusive o ser humano. "Esse poder só está inativo", opina o cientista.
Via BBC
0 comentários :
Postar um comentário