Design

Curiosidades

Criatura marinha minúscula pode ensinar homem a regenerar órgãos



Em um laboratório sem janelas na Universidade de Galway, na Irlanda, há um aquário onde vive uma criatura extraordinária. Empoleiradas sobre palitos azuis, fileiras e fileiras de conchas estão cobertas por uma estranha "cabeleira viva", que se mexe ao ser tocada pela suave correnteza de água marinha.

Essa colônia de minúsculos animais marinhos, cujo nome oficial é hydractinia, foi recolhida das costas de caranguejos-ermitões que vivem nas piscinas naturais da Irlanda.

Eles têm parentesco com águas-marinhas, corais e anêmonas. Cada um é do tamanho dos cílios de um bebê e, por isso, eles são popularmente conhecidos como "pelos de caracol".

De perto, parecem uma árvore, cada um com um pé, um tronco e uma cabeça com tentáculos, usados para agarrar detritos que estejam de passagem.

Essas criaturas também têm um superpoder: quando têm suas cabeças comidas por peixes, conseguem fazê-las crescer novamente – com "cabelos" e tudo – uma semana depois.

É esse talento que chamou a atenção de Uri Frank e seus colegas do Instituto de Medicina Regenerativa da Universidade de Galway. Junto a um número cada vez maior de pesquisadores, ele afirma que a regeneração de tecidos vista em criaturas como ahydractinia pode ser um poder antigo tido por muitos animais, inclusive o ser humano. "Esse poder só está inativo", opina o cientista.


Via BBC
Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário