Com água três vezes mais salgado do que a água do mar, proveniente de um lago desprovido de qualquer forma de luz por milhões de anos, a cachoeira vermelha brilhante dos Vales Secos de McMurdo, na Antártica é um dos mais surreais fenômenos naturais na Terra.
A cachoeira vermelho-sangue nos Vales Secos de McMurdo Os Vales Secos de McMurdo na Antártica além de ser o um dos desertos mais extremos do mundo, é também um dos mais estranhos. Com uma linha de vales sem neve e o rio mais longo do continente, é também o lar de uma cascata de cinco andares de altura que flui numa cor vermelha brilhante para o lado de uma enorme geleira.
Para descobrir a razão por trás tonalidade estranha da cachoeira, temos que traçar a sua história 5.000 mil anos, quando o nível do mar subiu e inundou a Antártica Oriental. Ao mesmo tempo, um lago salgado se formou. Durante milhões de anos, o gelo se estabeleceu no lago salgado e formou enormes geleiras, que cortam o lago do resto da Antártida e o manteve a 400 metros de profundidade.
Com o tempo, o lago subglacial tornou-se ainda mais salgado – três vezes mais salgado do que a água do mar, de fato – o que significa que era impossível congelar. Separada de seu entorno físico, a água incrivelmente salgada que as cachoeiras de sangue da Antártica não tinha exposto uma única vez à luz solar em vários milhões de anos e é completamente desprovida de oxigênio.
Também é extremamente rica em ferro, que foi agitado na água por geleiras raspando a base abaixo do lago, diz Natasha Geiling na Smithsonian Magazine.
Quando a água do lago subglacial escoa através de uma fenda na geleira, as cascatas de água salgada descem a Geleira de Taylor em direção ao Lago Bonney.
Quando a água rica em ferro entra em contato com o ar, sofre oxidação, dando a coloração vermelha às quedas d’água.
Depois disso, algo estranhamente mágico acontece com os subprodutos, diz Geiling na Smithsonian Magazine, o ferro na água interage com eles para restaurar os sulfatos, basicamente ocorre a eciclagem dos sulfatos para os micróbios que decompõem-se em oxigênio mais e mais novamente.
Via Ciencias e Tecnologia
Efeitos fantásticos decorrentes de reações químicas, misturas diversas.
ResponderExcluir