Você já ouviu falar sobre as cabeças de pedra gigantes existentes no México, que teriam sido esculpidas pela civilização olmeca? Os olmecas são tidos como a civilização mais antiga das Américas, antecipando a trindade mais conhecida dos incas, os maias e os astecas por centenas de anos.
Apesar de os cientistas terem esse conhecimento sobre quem as esculpiu, eles não sabem exatamente quem elas retratam, as razões ou mesmo como os antigos transportaram-nas aos lugares.
O curioso é que esse tipo de rocha é vulcânico, sendo de um local que fica a cerca de oitenta quilômetros de onde esse povo se estabeleceu. Portanto, algum meio de transporte ou de deslizamento deve ter sido utilizado para levar as pedras até onde foram encontradas, mas não se sabe como, pois elas são bem pesadas.
Para você ter uma ideia, cada cabeça pesa cerca de vinte toneladas e até onde se sabe os olmecas nunca chegaram a inventar a roda. E, mais intrigante de como as pedras das pirâmides do Egito podem ter sido transportadas, as imensas rochas de basalto tiveram que passar por terrenos mais acidentados com florestas densas e vales, sendo muito mais difícil que o trabalho egípcio de arrastar os blocos pela areia. Mistério.
0 comentários :
Postar um comentário