Design

Curiosidades

O Curioso caso de Ann Hodges: a única pessoa a ser atingida por um meteorito da história


Em 1954, enquanto dormia em seu quarto, Hodges foi subitamente atingida por um projétil. Inicialmente, pensou-se que se tratava do pedaço da fuselagem de um avião — embora alguém tenha considerado até mesmo um ataque soviético à época. Entretanto, após um geólogo do governo ter sido enviado até a pequena Sylacauga, no estado do Alabama (EUA), constatou-se: Ann havia sido a primeira vítima de um meteorito registrada pela História.

O caso foi realmente raro, conforme deixou claro o autor do livro “Falling Stars: A Guide to Meteor & Meteorites” (Estrelas Cadentes: Um Guia para Meteoros & Meteoritos, sem tradução para o português) em entrevista à National Geographic. “Você tem mais chance de ser atingido por um tornado e por um raio simultaneamente”.


Passado o alarde após a queda do corpo celeste, o que assumiu o palco foi uma verdadeira disputa de “paternidade” pelo pedregulho. Ann e seu marido, Eugene Hodges, quiseram manter para si o souvenir.

Entretanto, como a casa era alugada, a proprietária, uma mulher chamada Birdie Guy, se interessou pela posse. De fato, Birdie conseguiu obter o fragmento legalmente — a contragosto da opinião pública, entretanto.

Só que Eugene estava realmente convencido de que o meteorito poderia ser vendido por uma alta soma. Dessa forma, o casal adquiriu o pedregulho pelo valor de US$ 500, a fim de leiloá-lo... O que acabou se mostrando uma escolha bastante infeliz. Ninguém se interessou em oferecer uma quantia apreciável, e os Hodges acabaram por doar o corpo celeste a um museu de história natural, em 1956 — onde se encontra até hoje.


Após o ocorrido, Ann acabou por sofrer uma crise nervosa e se divorciou de Eugene em 1954. Ela morreu em 1972, aos 52 anos, de insuficiência renal. O motivo? De acordo com o marido, Ann jamais conseguiu se recuperar totalmente do frenesi gerado pela queda do meteorito.

“Ann não era uma pessoa que buscava ser o centro das atenções”, disse o diretor do museu, Randy Mecredy, ao referido site. “Os Hodges eram pessoas simples, e eu realmente penso que toda aquela atenção trouxe a sua ruína.” Por fim, de uma forma ou de outra, Ann parece ter sido mesmo uma vítima fatal do malfadado meteorito.


Share on Google Plus

Leia Mais...

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário