É difícil determinar qual o animal mais resistente do mundo, já que para isso são necessárias pesquisas em quantidade proporcional ao número de criaturas existentes na face da Terra. Mas alguns desses estudos foram feitos, e há candidatos que podem muito bem liderar a lista.
O campeão da lista é a bactéria Deinococcus radiodurans. Segundo estudo publicado na revista Science, em 2009, ela é capaz de aguentar até 1,5 milhão de rads (sigla, em inglês, para "dose absorvida de radiação"). Ou seja, ela é três mil vezes mais resistente que o ser humano.
A vantagem da Deinococcus é que seu DNA fica protegido por uma espécie de anel – tanto que os pesquisadores do departamento de química orgânica do Instituto Weizmann apelidaram o micro-organismo carinhosamente de "Senhor dos Anéis". A radiação tem o poder de destruir o genoma em pedaços, e o formato circular os manteria unidos, facilitando o reparo.
Enquanto outros micróbios conseguem recuperar até cinco quebras de DNA, aDeinococcus repara mais de duzentos. Nada mal, não é? Além disso, a bactéria ainda é capaz de sobreviver à desidratação e a altas temperaturas, fatores essenciais para ganhar a fama de "super-resistente", segundo especialistas.
0 comentários :
Postar um comentário